Onion Chutney

Onion Chutney - Maria Dias BordadosOnion Chutney (Chutney de cebola)

Numa reunião em casa de amigos, tomávamos vinhos com tira-gostos variados. Um chamou minha atenção, um chutney (Onion Chutney) escuro e brilhoso cor de chocolate que junto a queijos, pãezinhos e torradas os tornava muito especiais.

Comentando com a dona da casa ela me passou a receita a seguir:

Ingredientes:

  • 1 Kg de cebola fatiada bem fina
  • ½ Kg de açúcar mascavo
  • 1 embalagem de shoyo

Chegando em casa, providenciei logo os ingredientes que coloquei em uma panela, em fogo baixo, e executei a receita, tendo a ideia de acrescentar pimenta no final, quando a mistura adquiriu a consistência de geleia. Tirei do fogo e guardei em vidros pequenos esterilizados. Conservei um vidro de Onion Chutney para mim e presenteei os outros dois que foram muito apreciados.

Num encontro com amigas, servi o Onion Chutney que fez bonito. A mesa foi montada com um conjunto de jogo americano vinho, com bordado floral off-white e guardanapos lisos.

A taboa de vidro no centro da mesa redonda continha os tira-gostos e o Onion Chutney. A partir de então virei uma divulgadora desta saborosa receita.

Bolo de Maçã

Bolo de Maçã - Maria Dias BordadosA mesa apresenta Jogo Americano em sarja verde forte com bordado bem colorido

Bolo de Maçã

Há alguns anos, aprendi a fazer caixas de papelão. Foi uma atividade prazerosa, quando fiz muitas caixas nos mais variados formatos. Uma amiga quis aprender e eu ensinei por toda uma tarde. Quando se despediu me entregou um belo presente, uma folha de papel com a receita do Bolo de Maçã. No mesmo dia a executei e fiquei maravilhada com o resultado. Muito simples de fazer, espalha por toda a casa um delicioso cheiro de canela e maçã e é um bolo é delicioso. Nas palavras de uma amiga,” inesquecível”. Acompanhado de chá, café ou chocolate é uma boa pedida para uma tarde agradável em boa companhia.

Ingredientes do Bolo de Maçã

  • 6 maçãs descascadas e picadas em fatias pequenas
  • 3 xícaras de farinha. 1 pacote de manteiga derretida
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1 xícara de nozes picadas
  • 1 xícara de passas
  • 1 1/2 colher de fermento em pó
  • 6 ovos batidos

Modo de fazer

Misturar todos os ingredientes. Levar ao forno assando a uma temperatura de 180 graus em forma untada e enfarinhada

Espero que você goste.

Pão de Queijo

Pão de Queijo - Maria Dias Bordados

No tempo da colônia a Culinária Mineira era restrita aos produtos facilmente encontrados na região.

Por estar distante do litoral e com comunicação difícil os cozinheiros usavam o que encontravam e/ou cultivavam na terra. Daí o uso do fubá e lombo de porco no “Bambá de Couve”, do torresmo crocante acompanhando o “Tutu à Mineira”, do “Ora Pro Nóbis” com carne acompanhado de angu, feijão roxinho, arroz branco e uma pimenta. Também o frango caipira sempre fez bonito, quer no “Frango com Quiabo”, quer no “Frango ao Molho Pardo”, isto é, cozido no próprio sangue. São inúmeros os exemplos de pratos típicos. Também as quitandas são deliciosas e fazem a fama de Minas. São quitutes servidos no café da manhã ou da tarde, ou no chá à noite. São biscoitinhos, bolos, brevidades, broas, manjares…

Entre todos, famoso e, com certeza, uma preferência nacional, está o “Pão de Queijo”. Em mesa bem decorada com toalha bordada, caminho de mesa ou jogo americano bordado e mais complementos, a visão do Pão de Queijo com o café forte fazendo contraponto e lançando um aroma delicioso e característico, é uma festa para os sentidos. Fácil de fazer.

Aqui a receita do Pão de Queijo

Ingredientes:

  • 5 xícaras de polvilho doce
  • 1 xícara de óleo
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 1 prato fundo de queijo minas ralado
  • ±8 ovos

Modo de Fazer:

Escaldar o polvilho com a mistura de óleo, leite, água e sal. Deixar esfriar. Amolecer com ovos e misturar o queijo ralado. Assar em forno previamente aquecido a 210oC por aproximadamente 40 minutos.

 

100, 200, 300 – Biscoito Amanteigado

Biscoito Amanteigado - Maria Dias Bordados

Às vezes gostava de alguma atividade na cozinha. Coisa pouca que não desse muito trabalho. O que aprendi e fiz com minha mãe, apliquei com filhos, sobrinhos e netos. Sempre com todos de avental e lenço ou boné na cabeça começávamos os trabalhos. Uma preferência absoluta era o biscoitinho amanteigado nomeado acima. Cada vez que o fazíamos, havia o sorteio para ver quem ia pesar os ingredientes. A receita é muito simples, constando de 100 g de açúcar refinado, 200 g de manteiga e, 300 g de farinha de trigo.

Tenho uma balancinha, como dizem os pequenos, maneira, que pesa pequenas quantidades o que diverte na hora de fazer a pesagem que ocorre em várias etapas.  Colocados os ingredientes numa bacia, esses são amassados aos poucos, só com as pontas dos dedos sem sovar. Depois da massa bem misturada, está é deixada de lado por 15 a 20 minutos para “descansar”.  Em seguida são feitas pequenas bolinhas que devem ser achatadas com o dedo ou com um garfo. O forno deve ser ligado a uma temperatura de 170 graus Celsius e o tempo de cozimento é de mais ou menos 25 minutos

Ficando prontos e esfriando, os biscoitos amanteigados são servidos à garotada com a bebida da preferência de cada um. Para mim, com um bom café bem forte!

Biscoito Amanteigado - Maria Dias Bordados

Praliné & Bordados

No destaque o Praliné e Embalagens Bordadas

Agradar as crianças é sempre gratificante, e receber de volta o sorriso delas nos enche de alegria. Costumo levar os netos à cozinha para fazermos juntos algumas guloseimas. Todos devidamente paramentados, com aventais e lenços na cabeça, iniciamos os trabalhos de uma tarde divertida.

O Praliné é uma preferência absoluta, quer pelo delicioso sabor, quer pela metamorfose que sofrem o amendoim, a amêndoa, a avelã no processo.

Prefiro atualmente fazer no micro-ondas, e a receita é bem simples:

Ingredientes:

  • ½ quilo de amendoim cru
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (café) de fermento em pó
  • ½ xícara (chá) de água

Como preparar:

Colocar os ingredientes num refratário e misturar.

Levar ao micro-ondas por 12 minutos, abrindo e mexendo a cada 3 minutos.

Retirar do micro-ondas e mexer até açucarar.

Praliné na Embalagem Bordada

O Praliné como presente pode ter uma embalagem sofisticada. Um pacote em tecido e com bordado referente à pessoa à qual é dirigido, personaliza e embala bem o doce que é colocado, primeiramente, em um pacote de celofane, e em seguida no pacote bordado.

Sucesso com seu presente!

Cerâmica Sônia Saraiva & Caminho de Mesa Bordado

Cerâmica Sônia Saraiva & Caminho de Mesa Bordado - Maria Dias Bordados

Cerâmica Sônia Saraiva sobre um Caminho de Mesa Bordado

Minha amiga Sônia Saraiva, exímia ceramista tem ateliê no Rio de Janeiro, onde também dá aula. Vez por outra me brinda com peças originais e muito bonitas.

É uma alegria ter as peças e usá-las. Além de recordar uma grande amizade, valoriza o arranjo da mesa e tem um belo efeito decorativo. Conjugadas aos bordados ambos sofrem uma valorização. Uso as peças em mesa de chá e café, uso para servir o tira gosto ou a sobremesa e ainda para um cafezinho informal.

Nas mesas auxiliares uma peça de cerâmica Sônia Saraiva é sempre motivo de comentário entusiasmado, pela beleza e praticidade.

Cerâmica Sônia Saraiva e Caminho de Mesa Bordado-Maria Dias Bordados

Nas imagens vemos o Caminho de Mesa Bordado nas cores da cerâmica e com motivos alusivos ao ambiente. Pode tanto ser o Caminho de Mesa, assim como o Jogo Americano, o Forro de Bandeja ou o Cobre Jarra. Todos os produtos valorizados pelas belas peças de cerâmica.

Receita “Torta Delícia” & Bordados

No destaque – Forro de Bandeja Bordado e o Cobre Jarra Bordado

Na minha juventude, com experiência zero em matéria de culinária, foi-me dada a receita da “Torta Delícia”. Foi minha salvação. Muito simples de fazer, com poucos ingredientes, batidos no liquidificador, tornou-se minha especialidade.

Hoje ela trocou de nome e continua exercendo a sua função. Hoje ela é a “Torta Quebra-galho”. A massa continua a mesma, o recheio é algum especialmente feito: palmito, camarão, frango, carne moída, presunto, queijo… A massa sempre pode ser enriquecida com especiarias e queijo picante.

Segue a receita:

Ingredientes:

  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 4 colheres de queijo (sopa) parmesão ralado
  • 10 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 colher (chá) de sal

Como preparar:

Bater tudo no liquidificador e unta-se uma forma refratária com manteiga, despejando nela metade da massa. Em seguida o recheio da vez, seguido pela outra metade da massa, e leva-se para assar no forno a 180º, mais ou menos meia-hora.

Sirva-se a vontade!

Receita “Broa de Farinha de Milho” & Bordados

Foto: Nossos Guardanapos Bordados e o Jogo Americano Bordado

Receita “Broa de Farinha de Milho” & Bordados

O Cipó de São João, colorindo e enfeitando a estrada, testemunha que estamos em junho, mês de Santo Antônio, São Pedro e São João. Mês de festas animadas a vinho quente, quentão, caipirinha.

Os doces cristalizados aguçam o paladar. São doces de abacaxi, laranja, abóbora. O milho verde e a batata doce são assados na fogueira. O torresmo, a linguiça, o leitão assado num pão crocante, garantem o vigor da festa. Enfim, o clima é frio, mas a animação é máxima.

Bandeirinhas decoram os espaços. As crianças se apresentam com bigodes de rolha queimada e pintas nas bochechas. As roupas são remendadas e bem coloridas. A sanfona, acompanhada de violão e pandeiro, anima a todos trazendo alegria à festa.

Pelas tantas, quando começa a chegar o sono, um bom café é servido. As canequinhas são de ágata. Além do café um cheiro peculiar invade o ar. O bolo de milho cremoso e quente acompanha o café encerrando a festa.

Essas memórias de infância são recorrentes e um bolo inesquecível desta época é a broa de farinha de milho, cujo sabor, cheiro e textura a tornam especial.

Aqui a receita:

Ingredientes:

  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 1 xícara de farinha de milho amarela
  • 1 xícara de queijo ralado
  • ½ xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento Royal
  • 4 ovos
  • 1 pitada de sal

Como preparar:

Bater tudo no liquidificador. Colocar em forma untada e enfarinhada e levar ao forno não muito quente (165 graus Celsius). Assa muito rápido.

Bom apetite!

Bordados em Vila Rica

Bordados em Vila Rica - Museu da Inconfidência - Ouro Preto MG - Maria Dias Bordados

Bordados em Vila Rica

Originária que sou de Ouro Preto, sempre ouvi casos curiosos lá acontecidos. Consta por exemplo que o inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, que tomou por alcunha o nome de Dirceu, e deu à sua amada, Maria Dorotéia Joaquina de Seixas o nome de Marília, era exímio “bordadeiro”. Executando à janela, em que com os olhos procurava a sua Marília, bela peças bordadas visando ao próximo casamento.

Os Bordados nas Sacadas, Igrejas e Procissões

Nessa cidade era frequente a visão de bordados magníficos feitos com fios de ouro e usados pelo clero nas grandes cerimônias e procissões. Hoje ainda podem ser vistos nessas ocasiões ou mesmo nos museus e igrejas, sendo um testemunho do fausto da nossa história colonial. Outra tradição que perdura, ainda em nossos dias, são as colchas bordadas que são colocadas nas janelas por ocasião das grandes procissões. Tapetes de flores, serragem, papéis coloridos, musgo, folhagens são executados em ocasiões especiais e mostram o gosto pela composição, pela cor e pela textura que se tornou tradição na cidade.